top of page

Plano de Mobilidade

O Plano Diretor Municipal de Loures assenta numa visão com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento sustentável do território municipal.

Os Sistemas de Circulação e Mobilidade incluem, entre outros, a rede ferroviária na qual operam os comboios das Linhas do Norte, de Sintra e da Azambuja e também rede de metropolitano de Lisboa, que integra os troços da Linha Vermelha contidos no Município, com estação em Moscavide.

A rede de mobilidade suave compreende fundamentalmente a rede pedonal e a rede ciclável e pretende promover a ligação entre as áreas residenciais, as interfaces de transporte e os principais polos geradores de viagens como equipamentos coletivos e áreas de maior concentração de comércio e serviços.

Rede Pedonal e Ciclável

Os planos de urbanização ou de pormenor devem favorecer a opção pelos modos suaves de deslocação na sua área de intervenção e garantir a continuidade com a rede de mobilidade suave existente ou planificada na envolvente.

As redes cicláveis devem ser dotadas de condições de estacionamento para bicicletas, nos pontos nevrálgicos para a continuidade do percurso noutro meio de mobilidade.

A rede local de mobilidade suave deve, sempre que possível, articular -se com os percursos culturais e de recreio identificados na Carta da Estrutura Patrimonial. Estes percursos culturais e de recreio têm como objetivo a criação

de uma rede estruturada de circulação pedonal, equestre ou de bicicletas, segregada do tráfego automóvel, que integre num sistema linear o acesso ao património natural e cultural relevante no município de Loures.

Loures

Sacavém

bottom of page